Notícias da ABO-MG
Assprom e ABO-MG renovam parceria para qualificar jovens por meio do Curso de ASB
Lucimara de Faria elogia o curso que fez
Começou em março o XIV Curso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) da UniABO-MG, com duração de oito meses e coordenação dos professores dra. Alcione Lúcia Morais Rímulo e dr. Anilton Rímulo. O objetivo do curso é formar profissionais para atuar na equipe odontológica, tanto no setor público como no privado, dentro de princípios éticos, conforme as políticas de saúde vigentes. O curso inclui atividades teóricas, práticas e estágios supervisionados.
Merece destaque o fato de que 20 alunos dessa turma são jovens encaminhadas pela Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), entidade que atua na profissionalizaçãode jovens e adolescentes de baixa renda, em Belo Horizonte.
A parceria da ABO-MG com a Assprom existe há cinco anos e, de acordo com a chefe de divisão da Assprom, Cláudia Fortunato, surgiu em função do aumento da demanda por auxiliares de saúde bucal no mercado de trabalho da região metropolitana de Belo Horizonte. “A iniciativa é fundamental para que o jovem tenha acesso ao curso. A Assprom ainda disponibiliza o vale transporte para os alunos”, explica.
A ASB Lucimara de Faria já trabalhava na área de saúde quando fez o curso e recebeu o certificado. “A minha vida profissional começou na Assprom, quando me tornei adolescente trabalhadora e fui contratada para ser recepcionista do consultório odontológico da Associação. Com o tempo, me interessei pela área, passei a aprender mais e me tornei ASB do consultório”, ressalta.
Com o curso, feito há cinco anos, Lucimara de Faria garantiu o certificado e também o conhecimento. Segundo ela, o curso ministrado pela ABO-MG foi excelente e contribuiu para aprendizado e atualização. O próximo passo da ASB é fazer faculdade na área de serviço social.
Conheça a Assprom
A Assprom tem como missão “atuar no amparo, na formação humana e cidadã e na profissionalização do adolescente e jovem de família de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, acompanhando e promovendo o desenvolvimento de habilidades técnico-profissionais e inserindo-os na vida produtiva para o pleno exercício da cidadania”, conforme seu estatuto.
Há 36 anos, a entidade vem ampliando sua atuação junto aos adolescentes trabalhadores e aprendizes. A expectativa é de que o jovem
atendido chegue aos 18 anos preparado para melhor inserir-se no mercado de trabalho, munido de conceitos adequados de cidadania e de desenvolvimento profissional e pessoal.
Durante o percurso na Assprom, uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e educadores se empenha para oferecer orientação pessoal e psicológica, cursos, atividades de esporte, lazer e cultura, palestras e campanhas educativas, compondo assim o currículo de cada adolescente.
A Assprom, que surgiu com o objetivo de regularizar a situação de 200 adolescentes que trabalhavam em órgãos estaduais, hoje conta com parcerias de órgãos públicos e empresas privadas empenhados em contratar jovens, buscando, dia a dia, promover a inserção de mais adolescentes
no mercado de trabalho.
Fonte: Jornal Correio ABO 283