Notícias da ABO-MG
A ABO e os avanços da Odontologia
A prática odontológica contemporânea, baseada no conceito ampliado de saúde como qualidade de vida, bem como o aprimoramento de materiais e técnicas possibilitou considerável aumento no índice de sucesso dos trabalhos odontológicos.
As mudanças na conceituação de saúde ocorridas nos últimos 40 anos levaram à concepção moderna de promoção de saúde, em que saúde reflete todo o bem estar humano e uma vida repleta de qualidade. O conceito de saúde tem íntima relação com qualidade de vida e esse com o conceito de saúde bucal. Para que o indivíduo seja tratado em sua plenitude, o relacionamento entre saúde bucal e qualidade de vida deve ser restabelecido.
Nesse contexto, a Odontologia passa um momento de transformações em que é fundamental o trabalho com uma equipe multidisciplinar para proporcionar os completos bemestares físico, emocional, mental e social do individuo. É fundamental a interação da Odontologia com a equipe multidisciplinar de atenção ao paciente. Para isso, o cirurgiãodentista tem que ampliar os conhecimentos e estar preparado para compor as equipes de assistência integral.
Juntamente com os avanços da biotecnologia que permitem hoje, aos profissionais realizarem uma Odontologia de eleição, estamos agora presenciando a formalização de leis que os conduzem ao maior aprendizado dentro desse contexto multidisciplinar.
A Odontologia Hospitalar é um exemplo. O Projeto de Lei 2.776/2008, de autoria do deputado federal Neilton Mulim (PR), aprovado por unanimidade pela Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF, da Câmara Federal dos Deputados em 18 de abril, torna obrigatória a presença de cirurgiões-dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e demais instituições públicas e privadas que mantenham pacientes, sob regime de internação, em médios e grandes hospitais do Brasil.
O projeto de Lei 422/2007, de autoria do deputado federal Dr. Grilo, que obriga as grandes empresas a manterem serviços especializados em Odontologia do Trabalho foi aprovado, em forma de substitutivo, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara Federal, no dia 16 de maio.
A ABO-MG, com visão futurista, foi pioneira com a criação do Departamento de Odontogeriatria em 1999, abrindo as portas da Odontologia para a multidisciplinalidade. Hoje, com o Departamento de Odontologia Hospitalar, colabora para formação de profissionais capacitados para integração das equipes multidisciplinares.
Nesse contexto, a Associação reafirma os propósitos e o compromisso com os associados de promover educação continuada e permanente em saúde bucal, bem como manter o Correio ABO como veículo de informação e comunicação. Esse é apenas o primeiro passo para que a entidade contribua na resolução dos problemas orais e chegue aos cuidados necessários à saúde integral de nossos pacientes.
Fonte: Jornal Correio ABO 284